top of page
Buscar

CORAGEM

  • Foto do escritor: Lara
    Lara
  • 18 de mar.
  • 4 min de leitura

Força moral diante das dificuldades



Coragem é ter moral forte perante o perigo; é ter bravura e destemor. É ter firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.


Todavia, ter coragem não é ser agressivo, nem mesmo temerário. A coragem verdadeira é aquela que traz consigo o equilíbrio na base dos sentimentos, dos pensamentos e das atitudes.


Se a coragem traz o equilíbrio, ninguém consegue progredir, evoluir e elevar-se, como diz André Luiz no livro  Diálogo dos Vivos, psicografia de Chico Xavier, sem a coragem de aceitar-se tal qual é para fazer o melhor de si.


A coragem maior é a de aceitar os nossos erros no caminho para o Senhor, receber críticas com humildade, sofrer em razão dessas nossas mesmas faltas, tudo fazer ao nosso alcance, a fim de corrigir-nos com paciência sem perder o bom ânimo e seguir para a frente. - Chico Xavier por Emmanuel - livro Material de construção

Só conseguimos conquistar a coragem na sucessão das experiências evolutivas, entre as variadas dificuldades, desafios, provas, dores e sofrimentos, mediante os quais se adquire resistência moral, serenidade, tolerância, paciência e calma.


A coragem dá a criatura forças para suportar todas as dificuldades sem derrotismo, sem vitimismo e sem queixas. Aquele que está buscando sempre a compreensão do que está acontecendo, também busca a melhor maneira de enfrentar qualquer situação


Quem é corajoso traz em seu íntimo a confiança em sua própria capacidade de agir, confiança na própria resistência.


Na contabilidade da vida, em prol do bem de todos, mais vale a imperfeição que serve e trabalha em auxílio aos outros, durante o processo de aperfeiçoamento da alma, que a virtude inerte com medo de perder-se. - Chico Xavier por André Luiz - livro Diálogo dos vivos

Nenhuma criatura avança sem riscos. Porém, deixar o pessimismo tomar conta é impedimento em nossa capacidade de criar, auxiliar e avançar. Avançar exige sacrifício e coragem. E quando a criatura tem receio do sacrifício necessário na realização do bem de todos, é atraso certo na caminhada.


A velocidade com que progredimos depende de nós mesmos, de nossas escolhas. O atraso sempre é culpa da própria criatura.


O Irmão Saulo, pela psicografia de Chico Xavier, nos diz que tudo na vida está por fazer. O que já fizemos é apenas o início da nossa tarefa.


Se olharmos pela ótica da filosofia, ser e fazer são duas faces da mesma moeda. Quem é, faz. Quem não faz, não é.


Aristóteles dizia que somos em nós mesmos a potência de quanto temos que fazer. E só quando nos dispomos a fazer, a realizar, é que nos convertemos na realidade viva do nosso destino, só fazendo compreendemos de fato o ato de viver.


A vida é movimento, e é também a potência, ou seja, o poder, a força, a capacidade de mover, que se realiza no ato de existir. Existir é viver conscientemente, lutando sem cessar na busca do aprimoramento intelectual e moral, na busca pela  transcendência.


Por isso o homem precisa do esforço em mover-se no caminho reto, da perseverança no bem e da disciplina íntima para a compreensão do ser através da existência. A busca da compreensão da vida se completa com o fazer.


Com a doutrina espírita, a busca do homem por compreender a existência e sua finalidade, amplia-se e aprofunda-se com a realidade das existências sucessivas, da reencarnação. O homem se faz a si mesmo realizando o que lhe compete em cada existência.


É por isso que o homem precisa aceitar-se tal qual é, tomando consciência das suas deficiências, dos seus defeitos, para fazer o melhor de si mesmo, para superar-se e aprimorar-se.


E isso exige de nós coragem.


André Luiz diz, no livro Diálogo dos vivos, psicografia de Chico Xavier, que aqueles que nunca erraram e nunca sofreram estarão ainda na estaca zero, em matéria de experiência.


Todo aquele que se preserva em demasia contra os desafios, obstáculos e provações, naturais em nossa caminhada, acaba fugindo às tarefas que lhe compete desenvolver.


O homem que compreende essa realidade e que colabora na construção da felicidade geral não se irrita com a visita das dificuldades. Ao contrário, entende que a dificuldade é a prova necessária para o seu aprimoramento.


Por isso a necessidade de renovação em nosso modo de sentir, pensar e agir. Porque, como nos diz André Luiz: aquele que não tenha coragem de pensar, agir e renovar-se sozinho, quando o rebanho estoure ou empaque, estará por muito tempo na roda da repetição, de vez que sem coragem de sermos o que somos, operando e cooperando para cumprir o dever que a vida nos atribui, não encontraremos progresso e nem apresentaremos utilidade para ninguém.


Ao viver tempos de provação é preciso não esmorecer.


Todos nós temos nossas lutas, sejam elas quais forem. Dificuldades financeiras, enfermidades, morte de afetos, incompreensão daqueles a quem amamos, desajustes psicológicos e emocionais, apatia, desânimo… é  a lista dos nossos problemas é enorme. E, ainda assim, não devemos desertar de nossos deveres, e nem mesmo nos deixar abater. É preciso caminhar para adiante.


Hoje é sempre o tempo de se realizar o melhor. Assim, tenha coragem de seguir em frente trabalhando, auxiliando,  buscando o seu próprio melhoramento moral e intelectual.


Emmanuel no livro Alma e Coração, psicografia de Chico Xavier, diz: Agora, muitos de nós precisamos da coragem de aprender, de servir, de compreender, de esperar… E, provavelmente, mais tarde, em trechos mais difíceis da viagem humana, todos necessitaremos da coragem de sofrer e abençoar, suportar e viver.


Coragem não é vencer, e sim manter a serenidade e o equilíbrio dentro de nós mesmos diante de qualquer dificuldade.


Convite da coragem


Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, no livro Palavras da coragem, faz um convite a todo nós.


Aceita-te, tal qual és, fazendo de ti o melhor que puderes.

Não lamentes as vantagens perdidas.

Acima de qualquer desapontamento, continua amando as tarefas que te honram a existência com os recursos que te foram colocados nas mãos.

Constrói, sempre que possível, o otimismo e a alegria, em derredor de teus passos.

A tristeza inerte não auxilia a ninguém.

Não carregues contigo a sucata de teus desencantos e frustrações.

Desengano é esclarecimento.

A coragem da fé em Deus se te fará alavanca de apoio na travessia dos obstáculos.

Não te aflijas por benefícios que ainda não possuis.

Age para o bem e o teu dia de êxito chegará.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Excelente texto, muito importante e necessário para que tenhamos coragem diária.

Like
bottom of page