top of page
Buscar
Foto do escritorLara

ANO NOVO, VIDA NOVA?

A necessidade constante de renovação.


O renovar é imperativo da vida.

O aperfeiçoar é impositivo da Lei.


É necessário compreender que cada criatura se aperfeiçoa pelo influxo renovador das forças da vida, através do seu próprio esforço e perseverança no bem.


Tudo, absolutamente tudo, se renova. O universo se renova, a natureza se renova, as criaturas se renovam. Constantemente.


Observemos o que acontece em nosso derredor: renovam-se os dia, renovam-se as estações do ano, as árvores se renovam, em nosso próprio corpo há renovação incessante, renova-se o ar que respiramos… tudo se renova.


E o homem, claro, renova-se.


Sentimos, no imo de nossa alma, a necessidade fremente de renovação. O Cristo convida a nos renovarmos.


Renovai, pois, em espírito, em vossa mente. - Paulo em Efésios, 4.23

Não há como ficarmos à parte do movimento da vida, que nos induz, constantemente, ao aperfeiçoamento. É preciso renovar sentimentos, pensamentos e ações para o bem, para a fraternidade, para a justiça.


Nos escondermos, sob a desculpa de cansaço, desânimo, enfermidade ou incapacidade, não é justificativa plausível para deixarmos de cumprir nosso dever de progredir sempre.


Daí a necessidade de estudar, raciocinar, observar e meditar.


Para fazer obra útil, para cooperar na evolução geral e recolher todos os seus frutos, é preciso, antes de tudo, aprender a discernir, a reconhecer a razão, a causa e o fim dessa evolução, saber aonde ela conduz, a fim de participar, na plenitude das forças e das faculdades que dormitam em nós, dessa ascensão grandiosa. - Léon Denis, livro O problema do ser, do destino e da dor.

A reencarnação nos traz o entendimento, como nos diz Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier, de que toda lição nobre, aprendida hoje, por mais obscura e mais simples, será sempre facilidade a sorrir-te amanhã.


Sabemos que, em nosso planeta, a hora presente é de crise e de renovação. Léon Denis, no livro Depois da Morte, diz: O mundo está em fermentação, a corrupção se acresce, a noite estende-se, o perigo é grande, mas, por detrás da sombra, vemos a luz, por detrás do perigo, a salvação.


Nesses dias em que a perturbação invade os espíritos e as consciências, vemos o materialismo ganhar terreno. O materialismo tem uma moral deturpada. Léon Denis diz, a respeito do materialismo, no livro O problema do ser, do destino e da dor, que a sua moral, que pretende foros de científica, que proclama a necessidade da luta pela vida, o desaparecimento dos fracos e a seleção dos fortes, reina hoje, quase como soberana, tanto na vida pública, quanto na vida privada. Todas as atividades se aplicam à conquista do bem-estar e dos gozos físicos.


É a falta de preparação moral, de disciplina, de perseverança no bem, de indolência com o raciocínio que faz com que a alma do homem perca as suas energias.


Vemos, por toda a parte, a insinuação do mal, da discórdia, tanto na família como na sociedade. É um período de crise. Porém, mesmo sob as aparências de caos e desordem, tudo se transforma e renova. A dúvida, a incerteza, as sombras e a iniquidade que assediam as almas em nossos dias, prepara o caminho para as convicções do porvir. Para o amanhã onde a fé inteligente e esclarecida, a fraternidade e a justiça verdadeira, irão reinar no futuro, no coração de todos os povos e de cada criatura.


Compreendamos que a civilização não se melhorará e a sociedade não evoluirá, se um pensamento cada vez mais elevado, se uma luz mais viva não vierem inspirar e esclarecer a humanidade desse planeta e tocar os corações, renovando-os. Essa luz é Jesus.


Nos renovamos verdadeiramente com o Mestre Nazareno. Como ele mesmo disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.


Somente compreendendo e vivenciando os ensinamentos do Cristo, seremos capazes de nos aprimorar, tanto intelectual como moralmente. Renovando-nos através dos verdadeiros valores da vida, ensinados por Jesus, iremos adquirir as virtudes que farão com que alcemos voos cada vez mais altos, até ascendermos às claridades celestes, em comunhão verdadeira com o Pai.


Para isso, necessário é, de nossa parte, esforço, comprometimento, disciplina e perseverança no bem. Transformando nossos sentimentos para melhor, nossos pensamentos se depurarão e nossas ações, inevitavelmente, serão, desse modo, melhores.


Somente a ideia é mãe da ação. Somente a vontade de realizar a plenitude do ser, cada vez melhor, cada vez maior, nos pode conduzir aos cimos longínquos em que a Ciência, a Arte, toda a obra humana, numa palavra, achará sua expansão, sua regeneração. - Léon Deniz, livro O problema do ser, do destino e da dor.

Nosso dever é, assim, promover o nosso próprio aperfeiçoamento, através da renovação constante. Estudando, agindo e servindo em prol da felicidade de todos.


Não nos cabe ficar sentados ou deitados, contemplando o espetáculo da vida humana em suas perpétuas renovações. Não. O papel que nos cabe é de colaboração ativa nas transformações imprescindíveis de nossa humanidade,  a partir de nossa própria transformação, empenhando-nos continuamente pela causa do bem e da verdade.


É de pé, como verdadeiros soldados do Cristo, prontos a participar de todos os trabalhos, desde as pequenas até as grandes responsabilidade que o Senhor nos concede, que devemos nos colocar, contribuindo efetivamente com as transformações de nossa humanidade.


Se alguém está em Cristo, é nova criatura. Passaram-se as coisas antigas: eis que se fez uma realidade nova. - Paulo em 2 Coríntios, 5.17

Quem se renova com o Cristo, renasce dentro da própria vida. Tudo passa a ter outro significado, mais profundo, mais glorioso.


A luz do discernimento clareia os passos daquele que caminha sob a Luz do Mestre, e as suas mãos se transfiguram em verdadeira ferramentas de auxílio ao próximo.


O homem sabe, então, para onde vai, como deve sentir e pensar, o que deve fazer, pois ele aprende a movimentar-se na vida sob a inspiração divina, sintonizando o seu espírito  com a eterna canção do amor universal.


Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, no livro Páginas de fé, diz: O homem renovado em Cristo Jesus, faz-se o precursor de uma Nova Era de paz para toda a Humanidade.


Para uma vida realmente nova e melhor é preciso transformação efetiva em nosso íntimo, sem as ilusões das paixões inferiores.


Em vão chegará o novo ano se não nos renovarmos verdadeiramente em Cristo Jesus.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AUTOCONTROLE

Comments


bottom of page